PRINCIPAL SOBRE O PIBID PROJETOS LINKS ÚTEIS CONTATO
Sobre o Pibid
 

Dentre os programas públicos dirigidos às licenciaturas, destaca-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES, iniciado em 2008. Trata-se de um programa de amplo alcance, desenvolvido em várias instituições de ensino superior, que tem entre seus objetivos incentivar novos profissionais para o exercício da docência no ensino básico, em escolas públicas, e aprimorar e consolidar as licenciaturas. A Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, juntamente com outras cinco universidades, constituiu o grupo pioneiro do PIBID no País.

Em março de 2008, a UFSJ submeteu seu primeiro projeto institucional estruturado por seis Licenciaturas: Biologia, Física, Letras, Matemática, Química e Pedagogia. As atividades iniciaram-se em fevereiro de 2009. Já em 2010, o projeto institucional foi ampliado com a participação de mais cinco Licenciaturas: Educação Física, Filosofia, Geografia, História e Teatro. Mais recentemente, em julho de 2011, além das licenciaturas já participantes, foi inserida a licenciatura de Música no programa. Atualmente as doze licenciaturas da UFSJ participam do Projeto Institucional.

Entre o período de 2009 a 2013 o investimento do MEC nas licenciaturas da UFSJ , via PIBID , está estimado em R$ 4.379.640,00, valor destinado ao pagamento de bolsas e ao custeio das atividades desenvolvidas nas escolas. O número de envolvidos no projeto institucional desde 2009 é de 322 pessoas, distribuídas da seguinte forma: 19 professores da UFSJ; 35 professores da educação básica; 268 alunos das licenciaturas. Já participaram do projeto sete escolas estaduais e duas municipais.

 

              

 
 
Parceiros:
Capes
Universidade Federal de São João Del Rei
 
 
Página inicial Pibid!