Página inicial Licenciatura em Filosofia
PRINCIPAL SOBRE O PIBID PROJETOS CONTATO
Projeto
Grupo
Escolas
Contato
Encontros
Eventos
Produção
Projetos de ensino
Sala de aula
Seminário
Sugestões
Altos Papos
Bullying
Cine Reflexivo
Enduro
Perfil de Interesses
Ensino de Filosofia
Educação e Ensino
Entrevistas
Reportagens
FILOSOFIA
Apresentação
ADORNO, T. W.
ARENDT, Hannah
HEIDEGGER, Martin
ROUSSEAU, Jean J.
Visitas Online
Visita a Inhotim
Links Úteis
 
Cadastre- se e receba
as novidades por e-mail.
Nome:
E-mail:
 
 
 
Eventos
  • I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID)
  •  

    AÇÃO

    ENCONTRO PIBID-UFSJ

    TROCA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

    Realizado em 01 e 02 de dezembro de 2010

    O 1ºEncontro PIBID/UFSJ foi um momento oportuno para mostra e troca de experiências sobre a prática em sala de aula, desafios e perspectivas do ensino público no Brasil e em escolas parceiras de São João del-Rei. Participaram os professores supervisores, coordenadores de áreas e bolsistas das Licenciaturas de Física, Química, Matemática, Biologia, Língua Portuguesa, Pedagogia, Geografia, História, Educação Física, Teatro e Filosofia. Ocorreu entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2010, em conjunto com o 4o Fórum das Licenciaturas.

    Programação do 1º dia:

    Abertura:

    O Coordenador institucional do PIBID/UFSJ, Prof. Marcelo Pereira de Andrade, abriu o evento, na parte da manhã do dia 01/12/2010, no teatro do Campus Santo Antônio. Em sua fala, enfatizou a importância do Programa e o benefício que representa para as escolas participantes e para a formação dos estudantes, que se beneficiam com a oportunidade de propor inovações enquanto vivenciam a realidade das escolas.  DSC09169

    Em seguida, os professores supervisores das Licenciaturas do Edital 2007, foram convidados para comporem a mesa para relatos das suas experiências com o PIBID. Eles relataram sobre os benefícios e as dificuldades que encontraram na implantação do PIBID em suas escolas, enfatizando as mudanças que fizeram a diferença, sobretudo em relação aos alunos das escolas.

    DSC09176

    Na parte da tarde, a professora Laura Miccoli, da UFMG, propôs uma reflexão sobre a prática docente, relacionando-a com o filme Tropa de Elite 2. Assim como o capitão Nascimento se vê diante da complexidade do sistema de segurança pública e nesse contexto procura reagir em busca de transformação, assumindo os ônus da sua opção, também o professor diante da realidade educacional, do descrédito social e demais problemas que afligem sua prática deve buscar uma compreensão do sistema como um construto e assumir uma postura transformadora de tal realidade.

    Logo após a Palestra houve um debate coordenado pelas Profas. Romélia Souto (Matemática/UFSJ) e Maria José Netto (Filosofia/UFSJ) a partir de trechos do filme “O Julgamento de Sócrates”, do diretor de cinema Roberto Rosselini. O debate envolveu professores e alunos da diferentes licenciaturas, que manifestaram suas opiniões. O filme, relacionado com as demais licenciaturas presentes, possibilitou a cada um expressar modos de ver diferentes e detalhes do filme que podem ser utilizados e debatidos nas diversas áreas do conhecimento.

    Programação do 2º dia:

    No segundo dia, cada área preparou uma mostra de seus trabalhos nas escolas participantes do programa. Jogos, maquetes, encenações e apresentações de pesquisas marcaram a manhã do dia 02.

    A programação da Filosofia, além do material exposto na sala, foi a seguinte:

    Comunicação: Deleuze e o conceito em sala de aula.

    Bolsista: Juliana Miranda

    Comunicação: Ensinar? Leitura da Palavra, Leitura de Mundo.

    Bolsista: Vinicius Rangel

    Conversando sobre Paulo Freire

    Apresentação sobre o pensamento de Paulo Freire.

    Profª Betânia Monteiro Guimarães - DECED/UFSJ

    Apresentação de trabalho sobre Voltaire: alunos do 2ºB da Escola Governador Milton Campos, com abertura para discussão.

    Apresentação teatral: alunos do 1ºC do ensino médio da Escola Governador Milton Campos, com abertura para discussão.

     

    pibid 070

    Alunos do 1º ano C: Marcos, Pedro (bolsista), Roberta, Gabriela, Amanda, Ana Carolina e Raquel.        

    Foi destaquena sala do grupo PIBID/Filosofia a presença de nove estudantes da Escola Estadual Governador Milton Campos, de 1o e 2o anos, que apresentaram, respectivamente, um teatro sobre o tema Liberdade e Determinismo, discutido em sala, e uma exposição em power point sobre Tolerância Religiosa na perspectiva de Voltaire.

     

    pibid 075

    O Prof. Marco Túlio e os alunos do 2º B: João Victor, Aline e Jonathan.

    Na parte da tarde houve grupos de discussão, reunindo bolsistas de duas ou três áreas distintas, que puderam partilhar suas experiências e anseios. Tal momento foi encerrado com a plenária onde todos puderam ouvir os resultados das discussões de cada grupo.

     

    a776cbb2ebe073fd397ee245d396bff4

    Grupo de discussão do PIBID-Filosofia e Matemática.

    À noite, dentro da programação do 4º Fórum das Licenciaturas, aconteceu a palestra do Juiz de Direito, Dr. Ernane Barbosa Neves, sobre o papel do poder judiciário diante dos recursos públicos destinados a educação.

    Programação do 3º dia:

    No dia 03 de dezembro, deu-se o encerramento do 4º Fórum das Licenciaturas, que foi marcado por uma mesa redonda composta pela vereadora Vera Lúcia Gomes Almeida e Antônio Carlos de Jesus Fuzatto. Discutiu-se sobre o papel do legislativo e dos sindicatos no cumprimento da legislação e aplicação dos recursos públicos na educação.

    Finalizando as atividades do Fórum, houve uma sessão de cinema com a exibição do filme Machuca, coordenada pela professora Inês Teixeira (UFMG). A discussão que se seguiu versou sobre a relação do filme com a prática educacional.

    VÍDEOS

     

     

     

    Galeria de Fotos

     

     

     

     

     
     
     
     
    Janeiro 2017
    D S T Q Q S S
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031
     
     
     
    Parceiros:
    Capes
    Universidade Federal de São João Del Rei