Página inicial Licenciatura em Filosofia
PRINCIPAL SOBRE O PIBID PROJETOS CONTATO
Projeto
Grupo
Escolas
Contato
Encontros
Eventos
Produção
Projetos de ensino
Sala de aula
Seminário
Sugestões
Altos Papos
Bullying
Cine Reflexivo
Enduro
Perfil de Interesses
Ensino de Filosofia
Educação e Ensino
Entrevistas
Reportagens
FILOSOFIA
Apresentação
ADORNO, T. W.
ARENDT, Hannah
HEIDEGGER, Martin
ROUSSEAU, Jean J.
Visitas Online
Visita a Inhotim
Links Úteis
 
Cadastre- se e receba
as novidades por e-mail.
Nome:
E-mail:
 
 
 
Ensino de Filosofia
  • LINHA DE PASSE

  • O TURISTA ESPACIAL

  • OS MENINOS DO BRASIL

  • THE CORPORATION
  •  

    Cinema e Ensino de Filosofia

    O uso de filme, como recurso didático na escola, tem sido bastante valorizado pelos profissionais da educação. Seu potencial pedagógico é reconhecido como sensibilização para introduzir temas, como suporte para discussão de problemas, a partir da realidade do estudante e mesmo como suporte para discussões conceituais que finalizam estudos, podendo ser utilizado no todo ou em fragmento, com discussão programada por roteiro ou discussão livre. O que importa é que o filme esteja integrado ao planejamento do professor, e não seja usado apenas como uma forma agradável de preencher uma aula.

     Partindo desses pressupostos, foram realizadas várias sessões de cinema com a finalidade de discutir filmes, priorizando o olhar filosófico e seu uso pedagógico em sala de aula do Ensino Médio. Os filmes assistidos e comentados foram: Linha de Passe, Meninos do Brasil, O turista espacial, Lixo Extraordinário, Wall-E, The Corporation, Ensaio sobre a cegueira e Feitiço do tempo.

    Para ler os comentários, clique acima no nome do filme.

     
     
     
     
    Janeiro 2017
    D S T Q Q S S
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031
     
     
     
    Parceiros:
    Capes
    Universidade Federal de São João Del Rei