Página inicial Licenciatura em Filosofia
PRINCIPAL SOBRE O PIBID PROJETOS CONTATO
Projeto
Grupo
Escolas
Contato
Encontros
Eventos
Produção
Projetos de ensino
Sala de aula
Seminário
Sugestões
Altos Papos
Bullying
Cine Reflexivo
Enduro
Perfil de Interesses
Ensino de Filosofia
Educação e Ensino
Entrevistas
Reportagens
FILOSOFIA
Apresentação
ADORNO, T. W.
ARENDT, Hannah
HEIDEGGER, Martin
ROUSSEAU, Jean J.
Visitas Online
Visita a Inhotim
Links Úteis
 
Cadastre- se e receba
as novidades por e-mail.
Nome:
E-mail:
 
 
 
Apresentação
 

A condição indissociável entre ensino e pesquisa, defendida na atualidade, desmistifica a ideia de que o professor ensina e o pesquisador pesquisa. A inter-relação entre essas duas modalidades promove o fortalecimento de ambas, à medida que o professor repensa sua prática, alimenta-a com a investigação. Esta, por sua vez, se vê comprometida a dar respostas, a partir de problemas reais. Desse modo, embora o PIBID se apresente como iniciação à docência, sua aproximação com a pesquisa permite a presença de um profissional mais fortalecido conceitualmente e uma nova mentalidade para a formação do professor. O professor não é um aplicador de manuais, mas é aquele que investiga sobre o que vai lecionar, produz material reflexivo para suas aulas.

Portanto, a iniciação à pesquisa teve o intuito de incentivar o estudante a ser também professor/pesquisador, importante procedimento para realimentar a sua prática docente, valorizando sua condição de autoria frente ao conhecimento.

Como iniciação à pesquisa, os bolsistas elaboraram pré-projetos para a escrita de pequeno artigo científico de caráter bibliográfico, articulando temas e autores que ligam Filosofia e Educação. O critério de escolha temática e de autor foi o próprio interesse do bolsista.

 

Maria José Netto Andrade
 

 
 
 
 
Janeiro 2017
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
 
 
 
Parceiros:
Capes
Universidade Federal de São João Del Rei